Comecemos então pela definição deste conceito:
Brinquedos abertos são brinquedos que não têm um objetivo final específico, um conjunto de regras ou instruções para seguir. Por outras palavras, não existe uma forma certa ou errada de brincar com eles. Incentivam a criança a dar largas à imaginação e à criatividade e a explorar como só ela sabe fazer.
São frequentemente descritos como brinquedos que, em contexto de brincadeira, requerem 90% de participação da criança e 10% dos próprios brinquedos, uma vez que é a criança que controla a brincadeira.
A mente da criança deve fazer 4 coisas principais:
- aprender
- descobrir
- explorar
- criar
Os brinquedos abertos alinham-se com o modo como a mente da criança deve funcionar, e simultaneamente deixam espaço para a criatividade e a imaginação brilharem.
A criança tem a capacidade de ver num simples objeto a oportunidade de criar e construir o que quiser. Aqui o processo é mais importante do que o produto final, pois é aí que acontece a aprendizagem.
Quais os benefícios dos brinquedos abertos?
1. Incentivam a criatividade e a imaginaçãoOs brinquedos abertos permitem que a criança expresse a sua criatividade e o único limite será a sua própria imaginação, criando as suas próprias histórias e cenários.
Exigem que a criança pondere, planeie e execute É a imaginação da criança que atribui significado ao brinquedo e à brincadeira.
Quantos menos recursos um brinquedo tem, melhor para a criança. Menos funcionalidades significam muito mais espaço para que a criança descubra, explore, imagine e crie.
2. Promovem o pensamento crítico e a capacidade de resolução de problemasOs brinquedos abertos exigem que a criança pense de forma crítica e que encontre soluções criativas para os problemas que vão surgindo. Isto ajuda a desenvolver a sua capacidade de resolução de problemas, que lhe será útil em vários aspetos da sua vida.
3. Melhoram a motricidade fina e a coordenação olho-mão
Porque enquanto brinca a criança usa os dedos, as mãos e os braços para construir, destruir, reconstruir... numa palavra: criar!
4. Promovem a autonomia e autoestimaOs brinquedos abertos criam oportunidades para que a criança cresça com confiança, utilizando as suas capacidades cognitivas para formar as suas próprias ideias.
A criança assume riscos, toma decisões e sente-se realizada quando cria ou resolve problemas com sucesso.
Permitem que a criança explore de forma independente, promovendo a sua autonomia e autoconfiança, ferramentas importantes para o seu desenvolvimento global.
5. Oferecem um ambiente descontraído onde a criança pode cometer erros livremente
As crianças são naturalmente curiosas. Esta característica é o principal motor do seu desejo de compreender como o mundo funciona.
Os brinquedos abertos oferecem um campo de exploração livre, onde a criança pode testar as suas teorias, formular hipóteses de respostas, falhar, tentar novamente e procurar soluções por conta própria.
Com brinquedos fechados, as regras que definem o certo e o errado impedem a criança de compreender livremente o funcionamento das coisas, retirando-lhe a liberdade de correr riscos, perceber a relação causa-efeito e explorar as possibilidades infinitas que lhe são inatas.
Os brinquedos abertos, pelo contrário, alimentam o entusiasmo da criança em aprender e descobrir soluções num ambiente seguro e de apoio. Além disso, podem aumentar a sua autoconfiança e capacitá-la a ousar e exprimir os seus pensamentos e opiniões.
6. Desenvolvem competências sociais
Os brinquedos abertos também oferecem oportunidades de interação social. e estimulam competências sociais como responsabilidade, cooperação, autorregulação e autonomia.
A ausência de regras no brinquedo pode até ser uma vantagem quando várias crianças brincam juntas. Apesar de poderem existir ideias potencialmente conflituantes sobre a forma como devem jogar, as crianças aprendem a responder adequadamente e a dar as suas próprias contribuições para uma brincadeira coesa entre todas. Aprendem também a compreender com facilidade os sinais sociais, como expressões faciais, linguagem corporal e tons de voz.
7. Captam a atenção durante mais tempo
Apresentar brinquedos abertos à criança permite que ela explore formas ilimitadas de se divertir, mesmo sem a supervisão do adulto.
Estes brinquedos exigem à criança uma maior entrega, uma vez que primeiro constrói e depois brinca. Por esse motivo as crianças dedicam sempre mais tempo a este tipo de brinquedos do que àqueles que já vêm "prontos". Construir o seu próprio brinquedo é muito mais interessante e estimulante do ponto de vista da criança.
8. Abrangem várias faixas etárias
Brincar com brinquedos abertos nunca é exigente demais, nem fácil demais, uma vez que a criança não se propõe a desenvolver uma atividade para a qual ainda não está preparada, mas ao mesmo tempo desafia-se. Fá-lo sem a interferência do adulto e pelo simples prazer de brincar.
9. Sustentabilidade
Este tipo de brinquedos geralmente tem uma vida útil mais longa do que os brinquedos tradicionais por poderem ser usados de diferentes formas. Traduz-se numa poupança do ponto de vista económico mas acima de tudo apresenta-se como uma escolha mais ecológica e mais amiga do ambiente.
Qual a principal diferença entre brinquedos abertos e fechados?
Os brinquedos abertos podem ser brincados de várias formas diferentes, enquanto os fechados têm instruções claras de como brincar.
Os brinquedos fechados deixam pouco espaço para a imaginação. Normalmente fazem barulho, têm pilhas, acendem luzes, falam, mexem-se... e ao fazerem tudo isto tiram a oportunidade à criança de o fazer.
Normalmente são brinquedos usados por curtos períodos de tempo.
São descritos como brinquedos de uso único ou limitado pela quantidade reduzida de opções que oferecem à criança. Costumam ser agradáveis à primeira vista mas pouco tempo depois tornam-se desinteressantes para a criança.
Mas, atenção! Ambos os brinquedos são importantes para o desenvolvimento da criança! Os brinquedos abertos estimulam o seu lado artista e aventureiro, enquanto um brinquedo fechado treina a sua organização e concentração.
Os brinquedos abertos são melhores?
Alguns estudos mostram que crianças que brincam com brinquedos simples e abertos são mais propensas a participar em brincadeiras criativas, apresentam maior capacidade de resolução de problemas, facilidade de interação entre pares e maior desenvolvimento da linguagem.
Porque escolher brinquedos abertos?
Porque permitem que a criança faça escolhas, expresse a sua criatividade e apoiam a sua autonomia.
As bonecas são brinquedos abertos?
Sim, as bonecas são consideradas brinquedos abertos. Quando a criança brinca com uma boneca não tem uma finalidade estabelecida. Pode ser o que a criança imaginar e sempre com a sua imaginação como único limite.
Os puzzles são brinquedos abertos?
Os puzzles são criados com um objetivo específico e, depois de alcançado esse objetivo, não há muito mais a fazer. Por esse motivo não são considerados brinquedos abertos. Exemplos de outros brinquedos fechados: jogos de tabuleiro, kit de médico, uma cozinha de brincar.
por Ana Margarida Rodrigues